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Os 4 P’s do marketing – um conceito que evolui com a empresa

Quando Jerome MacCarthy na década de 1960 criou a teoria dos 4 P´S, não fazia a ideia de que um dia iria virar uma função empresarial essencial, sem a qual qualquer empresa sucumbirá após uma primeira experiência negativa de reclamação por parte dos clientes e quando os próprios funcionários não querem e nem indicam os produtos/serviços da Empresa.

Gosto de trabalhar com um conceito acadêmico, que desenvolvi baseado em uma visão didática, Conjunto de atributos que utilizados ordenadamente, permitem as organizações atuarem de maneira eficaz no atingimento dos seus objetivos de vendas, e é exatamente o que as empresas necessitam para implantar em suas estratégias de desenvolvimento ou de lançamento. Os 4P´s se tornam norteador das operações e análise do PFOA (SWOT – eu gosto do português).

Engraçado que não está escrito ou descrito em literatura ou em cursos de planejamento estratégico de Marketing que tem que ser assim, não encontramos assim, descrito com essa facilidade, isso é uma estratégica didática desse humilde Professor.

C om mais de 10.000 horas de consultoria, 35 anos de vida profissional, 18 anos de estrada acadêmica como Professor em cursos de graduação e pós graduação, defendemos que o Marketing deve sempre ser norteado pelo estudo dos 4 P´s.

Existe SIM, uma ordem lógica e necessária para o estudo:

PRODUTO – PREÇO – PONTO DE VENDA – PROMOÇÃO.

Primeiro damos ao mercado um PRODUTO; Depois temos de colocar um PREÇO no produto baseado no valor percebido e no estudo da concorrência; Esse produto com o preço adequado deve estar onde para ser visto, experimentado pelo Cliente?

No PONTO DE VENDA – uma tradução equivocada causou um dano monstro no estudo desse item, chamam de praça, nem na tradução em inglês encaixa, é no PLACE, no PONTO DE VENDA que a magia da compra acontece, é aqui que o cliente vai ter uma experiência de consumo;

E por fim, como o cliente vai saber onde encontrar o PRODUTO desejado? Entra a PROMOÇÃO, divulgar, informar, comunicar ao mercado a existência do produto e onde, em qual o ponto de venda ele está disponível com qual preço. Esse estudo mostra a importância desse assunto e recomendo um curso de Pós-Graduação sólido, com um programa que contemple professores de mercado.

Seguindo este princípio tudo na gestão mercadológica será mais fácil, preciso e sem perda de tempo com projetos de publicidade mirabolantes.

O Marketing utiliza este conceito de maneira importante, grandiosa e com excelentes resultados em todas as esferas da Organização, seja nas vendas, no RH, no setor financeiro ou na logística, assim o setor de vendas entrega os resultados desejados. “Sem vendas a empresa não vive e sem Marketing não sobrevive”, diz Enio Carvalho com grande sabedoria e em uma analogia metafórica, as vendas são as pernas da empresa.

A utilização do composto de Marketing, ou composto promocional, na seriedade complexa e ao mesmo tempo simples pode ser aprendida em 2 ou 3 anos, mas entender e aplicar os conceitos vai durar uma vida inteira de trabalho, de acertos e erros, então, podemos deduzir afirmando que uma excelente formação e conhecimentos teóricos ricos associados a experiência ampla de mercado deverá reunir atributos para que os objetivos estratégicos empresariais sejam atingidos.

Enfim, Marketing é uma disciplina, função e operação que envolve as esferas estratégicas, táticas e operacionais, portanto deve ser tratada com a importância necessária, sem qualificação e conhecimento suficiente, ninguém deveria se arvorar a trabalhar com Marketing.

Escreva para nós, leia as outros colunistas, utilize o www.marketingincontent.com para a sua atualização diária. Estou aguardando os seus comentários

  ANTONIO FREIRE

Gerente de Marketing | Vendas | Gestão de equipes | Formação e treinamento | Planejamento de Marketing | Planejamento estratégico | Desenvolvimento de equipe | Desenho de KPI | Prospecção de mercados |

Salvador, Bahia, Brasil 

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