Categorias
Geral

Marketing: um Evento, uma Evolução, uma Necessidade Empresarial

Marketing é uma ciência, uma arte e cheia de axiomas. MARKETING É UMA LEITURA DE MUNDO.

Ao olharmos para os conceitos e as diversas e sem número de casos que envolvem os conceitos desta cadeira empresarial e acadêmica, sejam declarados o seu uso ou apenas como a ZARA faz, finge desconhecer, saber e aprender deles é no mínimo enriquecedor para nosso vocabulário. Alguns temas são intrigantes e instigantes, mas justamente por isso chamados de axiomas, mas a ciência que permeia o marketing e lhe dá a aderência necessária para que o mundo Empresarial busque os Conceitos mundialmente reconhecidos no mundo Acadêmico.

Por isso, esse será nosso primeiro artigo acadêmico no MARKETING IN CONTENT – Afinal, conhecimento é o que estamos oferecendo ao mundo.

Na lógica usual, axioma ou postulado é uma sentença ou proposição de termos, conceitos ou assuntos, que não pode ser provada ou demonstrada cientificamente, mas é considerada como óbvia e por isso se torna uma verdade ou consenso inicial, necessário para a construção ou aceitação de uma teoria. Por ser aceito como verdade pela comunidade científica, serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras explicações.

Neste nosso “bate papo” literal (ou como poderia dizer a professora Pandora da peça A Bofetada -“LiteroFonoPedagógico”, vamos esclarecer alguns pontos, de maneira sintética e breve, pois este tipo de conversa realizamos normalmente em sala de aula, em curso de pós graduação, ou graduação que nos leva 2 anos de investimento, curtos e importantes.

Vamos nos posicionar em forma de questionamentos, que é a visão contemporânea da gestão e liderança.

Quando apareceu pela primeira vez a necessidade empresarial de falar de marketing?

As atividades comerciais foram identificadas com os primeiros seres humanos, usando a narrativa Bíblica como referência, Eva convenceu Adão a comer o fruto proibido.

Mas ela não foi o primeiro comerciante. Foi a “serpente” que convenceu Eva a comercializar com Adão. Metáfora intrigante, uma comparação da antiquidade, apenas isso, pois o marketing perfeito é tratado com seriedade e ética. As ações de Marketing no âmbito da contemporaneidade são antigas, e desde então necessárias paras as Organizações.

Marketing é mais que um ofício, profissão ou uma forma de arte. A Associação Americana de Marketing e o Instituto Chartered Britânico de Marketing trabalham em prol do credenciamento do profissional de marketing, acreditam que testes podem ser construídos e a partir deles distinguir entre os profissionais de marketing qualificados e os curiosos.

Empreendedores com ideias brilhantes podem surgir, como existem incontáveis mundo afora, vão criar e desenvolver ideias de marketing brilhantes, mas alerto para o momento exato da contratação de uma equipe, pois nenhuma empresa no mundo já se manteve por muito tempo viva sem essa equipe de marketing atuando. Das 500 maiores e melhores empresas brasileiras, em 50 anos, apenas 20% ou menos delas ainda vivem.

A criatividade representa 40% dos créditos de sucesso do marketing, os outros 60% são a ciência com seus conceitos acadêmicos consagrados. Marketing é uma ciência, e esta também depende da criatividade e perspicácia. E\ aí um termina por estimular o outro.

A pesquisa de marketing é também um dos grandes responsáveis pelo sucesso de projetos empreendedores. Adequações de mercado são feitas com base e análise preditiva dos seus resultados.

Empresas utilizam normalmente modelos de marketing para a tomada de decisões e orientação de seus investimentos, elas estão desenvolvendo métricas de marketing para indicar o impacto de suas atividades sobre as vendas e lucros.

FALAR E VIVER O MARKETING, além de gostoso é gratificante, não vou falar mais daqui para frente na minha visão apenas, farei em todas as publicações comparativos da prática como desenho acadêmico, vamos discutir temas, assuntos, o que você concorda e o que não concorda, o que gosta e o que não gosta, eu gosto de tudo, minha mãe dizia que eu como marketing com farinha (termo bem baiano). Te convido para entrar nesse mundo delicioso, cheio de possibilidades, seja um seguidor do MARKETING IN CONTENT.

Esperamos sua participação. Escreva para nós, leia as outras colunas, comente, dê a sua sugestão de tema para pesquisarmos. Estou aguardando os seus comentários

ANTONIO FREIRE

 Gerente de Marketing | Vendas | Gestão de equipes | Formação e treinamento | Planejamento de Marketing | Planejamento estratégico | Desenvolvimento de equipe | Desenho de KPI | Prospecção de mercados |

  • Salvador, Bahia, Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *