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Marketing Digital e o Conceito Temporal

A criação de conteúdo para marketing digital é afetada diretamente pelo conceito temporal.

O que é o conceito temporal?

É a forma como a relação Espaço/Tempo interfere na criação de conteúdo para marketing.

Importante se atentar que no caso estamos analisando o fator Espaço como um Lugar, um Local, onde se concentram uma ou mais pessoas. E o fator Tempo como uma Time Line principalmente, onde a partir dela se observa ações da sociedade, atitudes do consumidor, etc…

Ao realizar um vídeo ao vivo com interações de participantes você cria um vínculo temporal, ou seja, qualquer pessoa em qualquer Espaço(em outro país, por exemplo) está diretamente ligada a você na relação Tempo.

As duas vivem um momento único no espaço/tempo, conectadas ao mesmo tempo mesmo estando em lugares diferentes. Porém, a criação do Vínculo Temporal só acontece se houver interação entre comunicador e receptor.

Vejam no #mktdiário 66 onde já falo sobre o vínculo temporal:

Eu acreditava que existia somente Vinculo Temporal, independente da forma como ele era realizado. Com o passar dos anos, percebi que existe um Conceito Temporal.

A relação espaço/tempo é maior que a comunicação ao vivo.
Por exemplo, quando criamos conteúdo nos utilizamos de situação que ocorrem na sociedade num determinado Espaço/Tempo, quando fazemos isso estamos aproveitando o conceito temporal.

O marketing para as eleições, por exemplo, acontecem num Tempo/Espaço determinado, que é aproveitado para se criar conteúdo de marketing. Ou até mesmo um fato político, social ou contemporâneo pode se tornar conteúdo digital.

O conceito temporal no marketing, publicidade e comunicação é importante pois é utilizado numa Rede Digital que valida o conceito Tempo de forma diferente.

No mundo digital o Tempo deve ser catalogado para que não traga informações muitas vezes desatualizadas. Ou seja, o mundo digital analisa o Tempo como uma Time Line que pode ser acessada quando necessária, exemplo quando buscamos informações sobre história.

Falando em Tempo o marketing já se utiliza da relação Espaço/Tempo há muitos anos… O marketing se utiliza da relação espaço/tempo quando analisa situação geográfica, por exemplo.

No caso ele se utiliza do fator Espaço para analisar o perfil do consumidor.
O Espaço é muitas vezes o sonho, a imagem, o desejo do consumidor. Quando ele vê um comercial na praia, ele rapidamente ativa pensamentos que o referem ao Espaço, o Tempo pode ser diferente porém pode ser programável. Este anúncio, por exemplo:

“Viagem para a Europa. A Ecoturris está antecipando seu pacote de viagens, conheça nossos destinos incríveis e planeje suas férias conosco.”
O anúncio está se utilizando do Espaço que no caso se refere a um lugar que o consumidor gostaria de ir, com a relação Tempo sendo programada para um possível futuro. Mas quando realmente funciona para o marketing a utilização da relação Espaço/Tempo?

Na minha opinião quando se cria um Vínculo Temporal, pois ele conecta empresa e consumidor num determinado Espaço/Tempo, é neste momento que a empresa tem total acesso a atenção do consumidor.


O conceito Espaço é a base para diversas análises, estratégias e ações de marketing. Ele funciona quando é feito com qualidade, seja usando o fator Tempo ou o fator Espaço. O mundo digital é um imenso catálogo sobre tudo que existe, e o que não existe, na terra e provavelmente no universo também.


Então devemos utilizar os fatores Espaço/Tempo sempre analisando que eles estão num grande catálogo virtual. Sendo obrigatório catalogar nosso conteúdo com o Espaço(colocar nome na foto, por exemplo) e com o Tempo(data e hora) Analisar o Conceito Temporal para identificar os principais fatores Espaço/Tempo do seu consumidor é obrigatório em qualquer trabalho de marketing.

Entender os fatores Espaço/Tempo do seu consumidor é fundamental para criar uma campanha efetiva e de resultados, mas para entender é necessário saber que eles existem, como funcionam e que podem ser analisados.


Rodolfo G. Daniels Jr
Consultor Imobiliário e CEO da Pensar Estrategia

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