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O Fator Publicidade

Todo ato de tonar público uma atividade, produto ou associação é publicidade, porque insistimos em designar o marketing como o propulsor da base da comunicação?

A diversidade de mídias que convivemos e sua crescente multiplicação de plataformas, transformou os profissionais de marketing como um todo, em todos os lugares se ouve falar da perda de força das agências de publicidade.

O que é o fator publicidade dentro do mundo digital atual?

A publicidade sempre foi uma força inquestionável para o setor de vendas, não pensar em publicidade era aceitar o fracasso, antes não se falava de realizar uma campanha sem outdoor, revistas, rádios, televisão e outros grandes veículos de comunicação.

O marketing era tratado como algo superior, que trabalhava somente Estratégia e Processos, porém ao se desenhar novas formas de comunicação, vieram também novas ferramentas de mídia e com elas novas formas, ágeis, de avaliar resultados e métricas o que aproximou o marketing da publicidade.

Neste momento tudo tem se transformado em marketing, agências de publicidade parecem estar perdendo força perante as milhares de agências de marketing digital que prometem o tão sonhado Engajamento e Resultado.

Porém vamos olhar a essência da publicidade, o conceito da palavra “Publicidade” no Wikipédia é “A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública das associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.”, a origem da palavra vem do latim “publicus” que significa público, e deu origem ao termo “publicité” em francês, o termo designava o ato de “tornar público”.

Todo ato de tonar público uma atividade, produto ou associação é publicidade, porque insistimos em designar o marketing como o propulsor da base da comunicação?

Talvez por mera facilidade de compreensão ou uma tentativa de tornar mais “especializado” o trabalho de divulgar.

Mas o feitiço de virou contra o feiticeiro e a palavra “marketing” se banalizou, se tornou algo que todo brasileiro sabe um pouco, e assumiu o papel da publicidade como forma principal de comunicação, principalmente no ramo digital onde a publicidade ficou caracterizada como banners e pop-ups. Hoje em dia em qualquer esquina ou post, vemos curso de marketing digital.

O marketing deve entrar no “conceito”, na definição da “estrutura”, na escolha das “palavras chaves”, na obrigatoriedade de manter a linha do planejamento estratégico da empresa em paralela à comunicação que está sendo passada ao público.

Planejamento estratégico e comunicação empresarial andam sempre alinhados, nunca separados ou invertendo posições, sempre alinhados em paralelo e próximos.

O marketing é o analítico da história, o chato que tenta atrapalhar o processo criativo com seus objetivos e metas, porém é somente disto que é feita a comunicação com os clientes?

Qual a melhor forma de marcar seu presença na vida do consumidor?

O marketing não “criou” a publicidade, não devemos esquecer que o “fator publicidade” é a chave da história.

O marketing nasceu da necessidade de conhecer, catalogar, analisar, administrar seus clientes, produtos e serviços, para melhor direcionar sua publicidade.

Hoje o mercado sente a falta de criação de qualidade, de conteúdos qualificados, sejam eles em textos, vídeos, e-books, o consumidor está exigente e extremamente informado, não é mais “simples” se diferenciar, e somente controle de métricas não ajudarão sua empresa.

Hoje é necessário fidelizar o consumidor, se aproximar do que ele gosta, usar e abusar do marketing em pesquisas, para que a famosa e esquecida “dupla de criação” possa esfregar sua lâmpada é tirar uma mágica de gênio.

Então antes de cancelar o contrato de sua agência de publicidade e correr para uma opção barata de marketing digital, entenda, eles devem trabalhar “juntos” e não separados.

Toda empresa, deve ter um profissional qualificado de marketing que irá orientar as ações da empresa dentro do planejamento estratégico, conferir o alinhamento entre as paralelas estratégia e comunicação, e fazer o controle da comunicação como um todo, abordando em um grande planejamento toda a campanha de comunicação do ano, seja ela digital ou não.

Libertem seus desejos criativos, deem assas a imaginação, libertem as duplas de criação presas dentro das estatísticas e controles exigidos pelo marketing, muitas vezes ousar é o segredo para o sucesso!

Rodolfo G. Daniels Junior – CEO Pensar Estratégia

CEO Pensar Estratégia | Palestrante | Analista de Inteligência de Mercado | Especialista em Atendimento | Desenvolvedor de Processos e Métricas | Pesquisador e Project Planning Man

Criador dos pensamentos, “Composto Comunicação” e “ Marketing Livre”, que desenvolvem o marketing através da utilização de comunicação especializada em todos os ambientes e ferramentas do marketing.

Imagem de Falkenpost por Pixabay 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade

http://www.unicap.br/catolicain/blog/?page_id=1029

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