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Confiar, Acreditar, Se comprometer!

CONFIAR, ACREDITAR, SE COMPROMETER! Até onde vai a motivação profissional do colaborador?

A motivação do colaborador é a garantia de que ele confia, acredita e se compromete com o trabalho realizado.

As empresas buscam colaboradores que se comprometem com a empresa e o serviço prestado, porém o que é necessário para haver este comprometimento?

Para se comprometer é necessário acreditar!

Para acreditar é necessário confiar!

Confiar!

A confiança do colaborador é o primeiro ponto que deve ser trabalhado nas empresas, ele deve confiar na empresa, nos gestores, na sua equipe e principalmente no seu gestor direto.

Muitas vezes as pessoas confiam na empresa e na equipe, mas não confiam nos gestores.

Quando o colaborador não identifica credibilidade nas palavras do gestor ele não confia.

Com os avanços tecnológicos que ocorreram nos últimos 10 anos era de se esperar que a parte de gestão organizacional já estivesse resolvida, mas o que foi identificado é que as empresas não estavam preparadas internamente para desenvolver novos desafios.

Hoje um dos principais temas de marketing debatidos nas redes sociais é a questão da Liderança Organizacional.

Todos falam da importância de ter um líder experiente que comande sua equipe.

Ter um líder qualificado não é tudo, é necessário:

– Regras e Políticas internas claras e bem definidas.

– Planos de carreira e crescimento profissional

– Um RH ativo e operante junto aos colaboradores

– Equipes bem equalizadas por competências

– Plano de desenvolvimento interno de competências

– Métricas e Metas claras e possíveis

Acima temos 6 fatores fundamentais quando é falado sobre comprometimento do colaborador.

Existem diversas ações que podem ser realizadas para garantir ao colaborador que ele será bem tratado, respeitado e orientado corretamente dentro da empresa.

Acreditar!

É necessário acreditar para que exista comprometimento!

Porém, acreditar em que?

Para existir comprometimento o colaborador deve acreditar:

– Processos e Procedimentos internos

– Nas palavras do Gestor

– Na sua própria capacidade

– No trabalho que realizada

Na maioria dos casos o colaborador realiza um trabalho mas não acredita nele.

Já vivenciei diversas situações onde o colaborador tem N ideias para melhorar seu trabalho, mas no geral quando perguntado sobre ele responde: – Já falei mas eles não ouvem! A empresa não acredita no que eu digo.

Ou seja, é necessário que a empresa realize ações que provem ao colaborador que ele acredita na empresa. Mas para isso é obrigatório que o gestor ouça os colaboradores, entenda suas necessidades e busque desenvolver suas capacidades.

Após conquistar a confiança do colaborador e perceber que ele acredita no que realiza, é necessário alinhar a motivação.

Motivação!

Alinhar a motivação do colaborador é a chave final para que os resultados aconteçam.

O que é alinhar a motivação?

É desenvolver no colaborador a motivação necessária dentro do trabalho que ele deve realizar.

A maior motivação para um colaborador é saber que seu trabalho não é em vão.

É realizar um trabalho onde você:

– Colhe resultados

– Cumpre Objetivos

– Cria melhorias

– É Valorizado

Já observei que muitas vezes o colaborador se motiva com objetivos errados. Ele pode buscar desenvolver melhorias em trabalhos que são suas aspirações e não seu trabalho.

É como um profissional contratado para desenvolver o RH da empresa, mas ele cria melhorias para o setor da logística nas suas horas vagas.

Não basta ter motivação, ela deve estar alinhada aos objetivos profissionais do colaborador e o que a empresa espera dele no futuro.

Segundo a psicologia a motivação é o que influência a direção do comportamento. É o impulso interno que leva a ação. O porquê de um indivíduo se comportar de determinada maneira.

Após verificar que ele Confia, que ele Acredita, que ele está motivado, é necessário buscar o compromisso do colaborador.

SE COMPROMETER!

O comprometimento é conquistado!

Para buscar o comprometimento do colaborador é necessário estabelecer metas!

O compromisso em geral acontece quando definimos Meta X Tempo X Objetivo em conjunto com o colaborador.

É aquele momento que você busca em uma reunião o compromisso do colaborador em relação a um trabalho a ser realizado. Quando você pergunta a ele: Posso ter o seu compromisso nesta situação?

O compromisso também pode ser definido em equipe e para a equipe.

Antes de se comprometer com a empresa o colaborador deve saber que a principal vantagem é que ele também vai evoluir neste processo, e será o maior beneficiado.

Como foi explicado na matéria, o colaborador deve CONFIAR e ACREDITAR, para SE COMPROMETER!

Não existe comprometimento sincero, se não houver Confiança para Acreditar e Motivação para se Comprometer.

É necessário ter uma gestão de liderança que localize os perfis, treine os colaboradores já direcionando para cargos de liderança. Pode criar até um cargo que atue diretamente com os líderes da empresa por um tempo antes de assumir as equipes.

Todos querem o comprometimento do colaborador ,mas esquecem que ele deve ser conquistado e não comprado.

Rodolfo G. Daniels Junior

Consultor Imobiliário e CEO da Pensar Estratégia

Uma resposta em “Confiar, Acreditar, Se comprometer!”

O grande problema das pessoas é não entender o trabalho com o.fonte e inspiração para a vida profissional. Os que assim procedem são os inspiradores e comprometidos.

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