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O Fim da Era Kotler

O avanço da tecnologia transformou o marketing como um todo, formatos diferentes de leitura, mais dinâmicos e interativos, mudam a forma do consumidor absorver o mundo e interagir com ele, para o marketing significa “O Fim da Era Kotler”.

O marketing atual interage de uma forma totalmente nova, que se transforma a cada dia, e faz com que os grandes “Chavões” do marketing sejam repensados, não por estarem errados, mas por não fornecerem uma comunicação e linguagem eficiente com o consumidor atual.

O fim da era Kotler representa uma mudança de valores para planejar o marketing, o aumento da interatividade entre cliente x anúncio x empresa é alucinante, em menos de 24hrs uma resposta mal colocada numa rede social mata sua empresa, e isso mudou radicalmente a forma de trabalhar o marketing, o cliente tem total controle de suas ações, forças e capacidades dentro do mercado, eliminando conceitos fixos como os 4Ps a capacidade de planejar o marketing aumenta drasticamente.

O que devemos aceitar é que o marketing de hoje é pautado em “engajamento”, substantivo masculino que significa “contrato para prestação de serviço e ou angariação de indivíduos para fins de emigração”, ou seja, a interação é quase um “contrato de credibilidade”, onde você vê um comentário, seu inconsciente vê um “selo de garantia” daquela pessoa perante aquele conteúdo, e a velocidade de mensuração desta ação proporciona um “marketing vivo” que muda a cada minuto e conforme a “comunicação retorno” recebida.

Kotler e os grandes nomes do marketing, criaram ao longo do tempo, uma estrutura para facilitar a compreensão do marketing, que vem sendo desenvolvida ao longo dos anos, por cada um de nós, a capacidade de assimilar as experiências e melhorar nossa capacidade profissional, fez com que os profissionais aprendessem o que funciona e o que não funciona, e ao longo do tempo, as estruturas se modificam, como estão se modificando nesta década.

O marketing é LIVRE!

Cabe a nós profissionais engajados com o marketing do futuro um debate, os conceitos de marketing se transformam ao longo do tempo, e o que nós profissionais devemos realmente utilizar para contribuir com a sociedade como um todo? Não cabe a nós educarmos também o mercado? Construir novas formas de ações mais simples e úteis?

O fim da era Kotler é o marco que mostra a todos nós profissionais de marketing, que nada é para sempre, mesmo as leis mais consagradas podem ficar ultrapassadas, e como disse Darwin “ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.”

Sim, nós profissionais do século XX estamos melhorados e mais adaptados ao meio em que vivemos, por que não teríamos também os melhores conceitos e metodologias.

#destraveseumedo, #façaasregras, #construaseucaminho

Rodolfo G. Daniels Junior – CEO Pensar Estratégia

CEO Pensar Estratégia | Palestrante | Analista de Inteligência de Mercado | Especialista em Atendimento | Desenvolvedor de Processos e Métricas | Pesquisador e Project Planning Man

Criador dos pensamentos, “Composto Comunicação” e “ Marketing Livre”, que desenvolvem o marketing através da utilização de comunicação especializada em todos os ambientes e ferramentas do marketing.

Fontes:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioselecaonatural2.php
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

Uma resposta em “O Fim da Era Kotler”

Os 4ps são uma base de entendimento, não acabam. Hoje eles não mudaram nada, o que muda é a forma de enxergar cada caixinha:

Produto – ainda tem que existir, ou vamos vender o quê?
Preço – ainda tem que existir, até 0 é um valor.
Praça – ainda tem que existir, digital ou não, em algum lugar o cliente tem que te encontrar.
Promoção – ainda tem que existir, ou você não oferece seu produto?

Falar de “afim da Era Kotler” é não ter entendido absolutamente nada que foi colocado por Kotler.

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