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O Marketing do Eu e a Egocentria do Social

As redes sociais mudaram a forma de comunicação da sociedade o que torna o Marketing do Eu uma necessidade “virtual” de todo profissional atual.

As redes sociais mudaram a forma de comunicação da sociedade o que torna o Marketing do Eu uma necessidade “virtual” de todo profissional atual.

As novas tecnologias tornaram a comunicação extremamente ágil o que facilita o compartilhamento de informações e o registro de conteúdo On Line, antes um telefonema e um pouco de conteúdo em mãos era suficiente para um profissional mostrar suas qualidades.

Hoje é necessário o profissional manter um “Persona” on line que representa o profissional que existe no mundo real.

Independente do mercado de trabalho a presença digital é obrigatória para todos nos dias de hoje.

Ainda existem mercados específicos onde poucos profissionais detêm o conhecimento e não existe a necessidade de divulgação, porém mesmo estes mercados são feitos por “Pessoas” e o registro de informações delas no mundo digital contribui para criar seu persona digital.

Quem trabalha na área de humanas deve apresentar “Conteúdo” como seu principal resultado profissional, além disso mais do que produzir é necessário se “comunicar” com a sociedade.

Se antes, um “Currículo Vitae” era a melhor forma de mostrar seu trabalho, hoje basta mostrar seu “Perfil” nas redes sociais”

Quem nunca visitou um cliente e após mostrar seu perfil viu a negociação mudar de repente. As pessoas são formadas por pré-conceitos característicos que determinam o que elas desejam de retorno na sociedade.

Eu mesmo já tive clientes que não quiseram mais meu trabalho após conhecer minha opinião política. O que fazer em uma situação desta? mentir, falar a verdade, desconversar? lembro até hoje o cliente me perguntando “Você é Comuna?” como se isso determinasse meu conhecimento e capacidade profissional.

“Toda e qualquer informação on line sobre você é utilizada para formar uma opinião sobre você.”

Realizar o Marketing do Eu é mais do que ego próprio, e garantir que sua mensagem seja transmitida da maneira que você deseja, sendo necessário nos dias de hoje criar uma estratégia de comunicação pessoal no mundo digital e monitorar o que falam sobre seu conteúdo e sobre você.

O que é o “Marketing do Eu”?

O marketing do eu é a capacidade de cada ser humano de se comunicar em sociedade, o marketing do eu sempre existiu, porém, em menor escala por isso não era chamado de marketing, era chamado de divulgação “Boca a Boca” ou “Boatos” que são a opinião das pessoas sobre você e seu trabalho.

“Sua imagem pessoal é 50% de sua imagem profissional”

Com a popularização da palavra marketing, como se ela representa-se apenas comunicação, as pessoas acreditam que somente postar vídeos e opiniões é realizar marketing.

É necessário construir não só uma imagem profissional, mas também uma imagem pessoal que seja planejada e estratégica.

Em 2016 já havia escrito a matéria a “Egocracia e o Marketing do Eu” onde já comentava sobre poder das redes sociais na mudança de comportamento da sociedade.

Já nesta matéria, em 2016, eu escrevi:

“O marketing atendendo a demanda do EU se torna uma ferramenta Egocêntrica, centrada somente na captação de Leads através de palavras que traduzam o sentimento de controle às pessoas, o controle de ir somente onde acreditam ter a sensação de serem valiosos para as empresas.”

“Egocracia e o Marketing do Eu” – Pensar Estratégia

Nos dias de hoje, com as mudanças nos últimos anos eu escrevo:

“A sociedade como um todo reflete sua própria imagem, criada através da forma que ela se comunica e vivencia seus anseios, através das novas oportunidades e desafios que enfrentam ao longo do tempo.”

Ou seja, SIM as mídias sociais fortalecem a demanda do Marketing do Eu, é SIM, o marketing se tornou “Egocêntrico” para atender as demandas da própria sociedade em representar seus anseios e desejos através do mundo On Line.

Lembro que quando saiu o filme “Animais Fantásticos e onde habitam” eu comentei com os amigos: “O cinema já é Fantástico se é necessário colocar está sensação no título é porque as pessoas já tem outra visão do cinema.”

E isso aconteceu graças a facilidade da comunicação e da transmissão de informações através da nova tecnologia.

Já em 2016 eu alertava a necessidade de verificar todos os pontos de contatos com o cliente para garantir um resultado sustentável, veja:

“as pequenas e médias empresas acabam cedendo a balança do Ego e não conquistando os resultados esperados, pois como o próprio consumidor se iludem na proporção de valor e acabam deixando detalhes, como um atendimento Off Line qualificado, passarem despercebidos.”

“Egocracia e o Marketing do Eu” – Pensar Estratégia

Porém a própria sociedade encontra suas ferramentas para alinhar seu pensamento, e hoje em dia, vejo pensadores de marketing focando em destacar a sensação da sociedade e não refletir somente o desejo pessoal do consumidor.

Pesquisas já mostram que os consumidores valorizam as empresas que buscam se posicionar em relação as dificuldades enfrentadas pela sociedade.

A NETFLIX é o melhor exemplo disso, aproveita as situações cotidianas vividas nos países em que está oferecendo serviço para criar conteúdo original que reflita o momento real da sociedade. As pessoas querem saber que o conteúdo que está sendo transmitido, mesmo que seja fake, seja um espelho da sociedade em que vive.

Estes dias estava eu vendo a novela das 19:00 na rede PLIM PLIM e percebendo quanto que o roteirista adaptou seu roteiro às novas séries de TV famosas como Black Saill e Games Of Trones, e porquê ele fez isso? simples…isso reflete o que a sociedade está consumindo, o que ela deseja, e o que ela recorda…

“Falar de Dragões e Lobos em roteiros e filmes é a bola da vez, assim como foi de outros reflexos vividos pela sociedade.”

Mas qual o futuro que é esperado pelo marketing com esta nova abordagem focada ao marketing pessoal e social? como refletir dois contrapontos tão distantes.

O futuro é a utilização do marketing de forma espontânea criando ações que sejam destaques na sociedade e que sejam espelho do que as pessoas desejam para elas mesmas.

Se o consumidor de sua marca quer ser a cereja do bolo, perfeito, mas o bolo não é feito só de cerejas.

O planejamento estratégico desenvolvido à longo prazo, pode agregar ações que atendam todas as demandas e ao mesmo tempo consigam dar destaque a cereja do bolo.

Para deixar mais claro imaginando o “Bolo” como a estratégia empresarial, cada ingrediente é uma ação da empresa para buscar sua melhoria, então temos os ingredientes divididos em departamentos, como as empresas, o recheio, a massa, a decoração, etc…

Cabe a nós profissionais do marketing criar as condições necessárias para que as a sociedade desenvolva um conceito maior, que englobe um planejamento empresarial a longo prazo e que garanta a empresa estar mais próxima da sociedade.

As empresas devem identificar todos os pontos de contato com o cliente e cada vez mais criar campanhas One By One. Deixe seu cliente ser a cereja do bolo de sua campanha, mas lembre-se que um bolo não é feito só de cerejas.

Rodolfo G. Daniels Junior– CEO Pensar Estratégia

CEO Pensar Estratégia | Palestrante | Analista de Inteligência de Mercado | Especialista em Atendimento | Desenvolvedor de Processos e Métricas | Pesquisador e Project Planning Man

Criador dos pensamentos, “Composto Comunicação” e “ Marketing Livre”, que desenvolvem o marketing através da utilização de comunicação especializada em todos os ambientes e ferramentas do marketing.

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