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Star Wars – O Case Publicitário do Século

Mais do que um sucesso de cinema a saga Star Wars é um dos maiores cases publicitários do mundo, todos tem muito a aprender e muitos já aprenderam as lições de George Lucas.

Mais do que um sucesso de cinema a saga Star Wars é um dos maiores cases publicitários do mundo, todos tem muito a aprender e muitos já aprenderam as lições de George Lucas.

Um dos pontos principais que analiso é a questão de visão de mercado, na época de Star Wars (ainda sem subtítulo), nos anos 70, Hollywood estava em baixa amargando prejuízos consecutivos, um novo público se formava, adolescentes que liam quadrinhos e jogavam vídeo games.

No final da década foi lançado Tubarão, com uma proposta diferente apostando em efeitos visuais, mais ação e atores pouco conhecidos explodiu no cinema, dois anos após foi lançado Star Wars apostando nas mesmas características.

http://www.ccine10.com.br/star-wars-episodio-iv-uma-nova-esperanca-critica/

Mas algo se diferenciava, George Lucas pensava já no seu público e como ele poderia ganhar dinheiro com produtos licenciados.

Na negociação com o estúdio ninguém apostava no filme, ele então conseguiu garantir para si todos os direitos sobre uma possível continuação e venda de produtos derivados, estava feito, após o sucesso se criava uma nova era no cinema americano, um produtor independente com seu próprio estúdio e ganhando dinheiro com sua própria franquia.

Para falar em números o filme custou US$11 milhões e faturou US$3 bilhões(valores da época) Aqui temos a planilha de custo do filme.

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/se-fosse-produzido-hoje,-star-wars-uma-nova-esperanca-custaria-apenas-r71-milhoes-para-ser-produzido/23630

No final de 2012 George Lucas vendeu sua criação para a Disney por US$ 4,05 bilhões , e faturou somente com nas primeiras 24 horas do lançamento do trailer de ‘Star Wars: O Despertar da Força’ US$ 2 Bilhões no mercado de ações, o lançamento do filme arrecadou em 12 dias, incríveis US$ 1 Bilhão de dólares.

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151227_star_wars_recorde_rm#:~:text=Rec%C3%A9m%2Dlan%C3%A7ado%2C%20o%20filme%20Star,atingiu%20essa%20cifra%20na%20hist%C3%B3ria.

Nem olhamos ainda a questão da criação de público e fidelização da marca.

Além de marcar uma geração, a franquia Star Wars se construiu ao longo do tempo, através das gerações, tendo como força principal sua própria geração. Estamos falando de pais que viram o filme quando crianças e hoje vão comprar o “Lego Star Wars” para seus filhos.

Diferente de outras franquias do cinema que foram feitas sequencialmente no tempo, a escala de tempo entre os filme de Star Wars ajudou e muito nesta situação.

O filme é tão forte no quesito “Marca” que temos na Ucrânia uma estátua do principal vilão do filme e uma chapa política que participou das eleições.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/estatua-de-darth-vader-substitui-de-lenin-em-cidade-no-sul-da-ucrania.html

Ou seja, mais do que um filme Star Wars é um dos maiores cases publicitários do mundo, mas devemos aprender com o mestre George Lucas e sua “força”:

  • Acredite em você mesmo e no seu sonho.
  • Tenha visão a longo prazo de todos os projetos e seus desdobramentos futuros.
  • Negocie com qualidade, imaginando situações futuras.
  • Construa uma linha do tempo para sua marca, e desenvolva seu crescimento através dos anos.
  • Nunca duvide do potencial do seu público.
  • Lembre-se a “Força está dentro de você!”

Aprender com o passado é fundamental para o crescimento futuro, já pensou no seu público daqui a 30 anos, o que eles estarão pensando de você?

Fontes:

http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2012/10/30/disney-compra-a-lucas-films-de-george-lucas-por-us-4-bilhoes.htm

http://www.ccine10.com.br/star-wars-episodio-iv-uma-nova-esperanca-critica/

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/se-fosse-produzido-hoje,-star-wars-uma-nova-esperanca-custaria-apenas-r71-milhoes-para-ser-produzido/23630

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/estatua-de-darth-vader-substitui-de-lenin-em-cidade-no-sul-da-ucrania.html

https://www.facebook.com/tudosobreseufilme/posts/228269887310234

Rodolfo G. Daniels Junior– CEO Pensar Estratégia

CEO Pensar Estratégia | Palestrante | Analista de Inteligência de Mercado | Especialista em Atendimento | Desenvolvedor de Processos e Métricas | Pesquisador e Project Planning Man

Criador dos pensamentos, “Composto Comunicação” e “ Marketing Livre”, que desenvolvem o marketing através da utilização de comunicação especializada em todos os ambientes e ferramentas do marketing.

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