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10 Estratégias do Facebook Para Vídeos

O Facebook apresentou no final de 2021 um texto com 10 dicas testadas e comprovadas para vídeos em sua plataforma.

A equipe de parcerias do Facebook realizou uma série de programas virtuais com parceiros que compartilharam suas histórias de sucesso e as estratégias realizadas. No evento eles conseguiram documentar as melhores estratégias utilizadas por seus parceiros.

Estiveram presentes parceiros da Hometalk, VICE, Barstool Sports, Tastemade, Hive Media Group, CollegeHumor Media e outras.

Estas dicas para produção de conteúdo em vídeo são importantes para desenvolver sua marca na plataforma. Já que o vídeo é o conteúdo que gera mais engajamento na plataforma.

Aqui estão as 10 principais dicas que os parceiros compartilharam:

1 – Pegue seu conteúdo em formato longo pré-existente e crie um “Míni Vídeo” de 3 minutos.

A primeira dica é reduzir os vídeos longos para formatos menores, a ideia é testar novos formatos, aumentar a retenção e maximizar recursos. É sugerido vídeos de 3 minutos, pense sempre em reduzir aproveitando os melhores conteúdos, por exemplo, review dos melhores programas, etc…

Kara Schwartz, diretora de vídeo da Hometalk, compartilhou que sua equipe reformulou sua estratégia de vídeo há algum tempo. Eles agora produzem resumos de 3 minutos que são “curtos, rápidos, divertidos” e compreendem de cinco a 15 clipes de conteúdo novo e de arquivo.

O importante é criar catálogos híbridos com vídeos de 3, 10 e 30 minutos, criando diversas opções de conteúdo, Jennifer Mercedes, apresentadora e produtora do La Vida Baseball, disse que sua equipe se concentrará em cortar clipes do “Locker Room Talk”, seu programa de 30 minutos.

2 – Adicione um trailer de 15 segundos a vídeos longos.

Em geral os primeiros 5 segundos são determinantes para o usuário decidir se deve ou não rolar o Feed e buscar outro conteúdo.

Imagens visualmente atraentes, clipes rápidos e uma introdução rápida ao que você está prestes a assistir. Eles orientam que os trailers de 15 segundos mostraram gerar um engajamento melhor do que trailers de cinco segundos.

Andrew Bridgman, diretor digital da CollegeHumor Media, no Video Camp, comenta “Você precisa chamar a atenção de alguém imediatamente, dar a eles uma ideia clara sobre o que é seu conteúdo e otimizar para dispositivos móveis” e “Isso significa cortar material redundante ou desnecessário e ir direto ao ponto do seu vídeo, criar um título direto, mas interessante e garantir que as legendas sejam incorporadas ao seu vídeo ou um arquivo de legendas [SRT] seja carregado.”

3 – Reformule seus vídeos 16:9 para 4:5.

A orientação do formato da tela também mudou, hoje as pessoas assistem a vídeos no celular a apenas alguns centímetros do rosto e geralmente na orientação vertical, em vez de colocar o telefone no modo paisagem, o que torna 4:5 a proporção recomendada para vídeos do Facebook.

“Certifique-se de que o vídeo seja pelo menos 1:1 ou 4:5 para que a postagem ocupe toda ou a maior parte da tela de um telefone ao rolar”, disse Bridgman da CollegeHumor Media. “Se o seu conteúdo ocupar a tela inteira, é menos provável que o usuário se distraia ao ver uma dica do que vem a seguir no feed.”

Para realizar esta tarefa foi indicado a Smart Crop, uma ferramenta do Estúdio de Criação que reformula e dimensiona as proporções de seus vídeos de 16:9 (horizontal) para 1:1 (quadrado) ou 4:5 (vertical) para feed.

4 – Mantenha suas descrições sucintas.

A descrição do vídeo deve conter palavras de ação e ser uma descrição rápida, com 3 frases ou mais, o importante é que ela seja, direta, explicita e ser uma descrição do vídeo. A descrição em texto aumenta o engajamento do vídeo caso tenha um conteúdo de qualidade.

5 – Faça testes A/B em seus vídeos para saber o que ressoa.

O teste A/B é a melhor ferramenta para entender o que gera o engajamento do seu público, o objetivo é testar diversas versões diferentes do mesmo conteúdo para identificar qual teve o melhor desempenho. Com isso você descobre as tendências e características do seu público.

O teste A/B do Estúdio de Criação do Facebook oferece até 4 testes de vídeos ao mesmo tempo, você pode testar edições do vídeo(para ver quais imagens chamam mais atenção), diferentes descrições, títulos e miniaturas.

Vale lembrar que o título do conteúdo é um dos pontos mais importantes, ele deve ser bem atrativo e empolgante, para que as pessoas tenham vontade de conhecer o conteúdo.

Durante o teste, as postagens circulam para um subconjunto de seu público, mas não são postadas em sua Página. Você escolhe por quanto tempo deseja que o teste seja executado. Quando o teste termina, a postagem vencedora é publicada automaticamente em sua Página e distribuída para todo o seu público. Você também pode escolher a métrica que determinará o “vencedor”, como visualizações de 1 minuto, comentários, compartilhamentos, reações, pessoas alcançadas e cliques em links. A guia “ Post Testing ” é seu hub central para criar e gerenciar testes e revisar insights.

6 – Faça com que os espectadores voltem, informando-os da próxima postagem.

O ideal é seu público ter conhecimento do seu “Ritmo” de postagens, eles devem saber os horários normais das postagens orgânicas e serem direcionados para acompanhar uma programação de conteúdo que incentive os usuários a acompanharem o canal, aumentando o retorno e retenção dos usuários.

Use o Stories para criar antecipação, fazer uma transmissão ao vivo para falar sobre o que os espectadores podem esperar, use uma contagem regressiva e faça o acompanhamento logo após a publicação do seu vídeo com perguntas e respostas, erros de gravação ou bastidores petiscos de cenas para encantar seu público.

7 – Responda aos comentários.

Responder aos comentários mostra ao seu público que você está engajado, que você tenha interação com eles. Isso ajuda a lembrar seu público de que você realmente está lá, o que pode incentivar mais pessoas a comentar.

Comentar o conteúdo de outras contas é uma estratégia que também pode levar ao crescimento de seguidores.

8 – Conheça seu público.

Segundo Mickey Leon, Associado de Mídia Digital do The Curvy Fashionista, no Video Camp “Conhecer seu público e o que eles procuram é fundamental”, “para ter uma ideia de quais partes de nossos vídeos o público considera mais interessantes e envolventes, também fazemos perguntas ao público em nosso grupo do Facebook.”

Analisar os insights no Estúdio de Criação é parte fundamental do processo para identificar quem realmente é seu público.

9 – Não durma nas legendas.

As legendas são parte integrante do conteúdo em vídeo, é comum as pessoas deixaram o Feed rolar e não colocar o áudio, então a legenda se torna importante para manter a atenção do usuário nos primeiros 15 segundos.

O Estúdio de Criação do Facebook auxilia na criação automática de legendas, ele gera automaticamente quando você envia seu vídeo. O importante é sempre realizar uma revisão da legenda para que não haja erros.

10 – Opte por um call-to-action mais sofisticado.

Continuamos com o objetivo de realizar perguntas abertas, para direcionar um melhor engajamento. O cliente deve literalmente “se sentir a última bolacha do pacote”, bolacha ou biscoito, depende do estado no Brasil.

Participa ativamente do conteúdo social dos seus principais fãs, interaja com eles, faça eles se sentirem parte de sua comunicação.

Fonte:

https://pt-br.facebook.com/formedia/blog/publisher-video-best-practices

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