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O que é Inbound Marketing? Saiba tudo sobre a estratégia que ajuda você a vender mais!

Você está tentando vender o seu produto ou serviço utilizando os métodos tradicionais e não tem resultados? Você sabia que o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa a vender mais e com um custo de vendas menor que o Marketing tradicional?

A metodologia Inbound pode ser uma solução para você encontrar os seus clientes e alavancar suas vendas! Continue lendo para saber mais.

Guia Completo: Inbound Marketing

No Marketing tradicional você sai por aí falando com todo mundo a qualquer momento em qualquer lugar, mas eu te pergunto: quantas destas pessoas estão realmente interessadas no que você está oferecendo? Não muitas, né? Afinal, elas estão ali só de passagem e preocupadas com outras coisas do dia a dia que o seu produto ou serviço não necessariamente podem atender. Não seria muito melhor se as pessoas certas viessem atrás do seu negócio? Ou se elas estivessem interessadas em escutar o que você tem a dizer? É essa a função do Inbound Marketing, ou seja, atrair as pessoas certas e transformá-las em clientes, e isso tudo de forma precisa já que você será capaz de saber exatamente quanto de dinheiro vai investir para divulgar seu produto e gerar lucro. Quer um exemplo?

Para entender melhor como tudo isso funciona, suponha que você tenha R$100,00 reais para imprimir flyers e serem distribuídos por aí pela rua. No Inbound Marketing esses mesmos R$100,00 reais podem ser utilizados para impulsionar um post no Facebook e direcionar este anúncio às pessoas corretas, isto é, segmentando por idade, perfil, interesse e até localização!

E aí, o que é mais vantajoso? Eu sei que na teoria tudo isso é lindo, mas como colocar em prática considerando a realidade do seu negócio?

No Inbound Marketing a empresa investe em conteúdo, lembre-se bem: conteúdo! E o distribui nos buscadores do Google ou em Blogs por exemplo, e também nas redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn. Esses conteúdos podem ser textos, vídeos, e-books, manuais ou qualquer outro material que fale sobre o objeto do seu negócio ou serviço, e é esse material que vai guiar o seu potencial cliente através das cinco etapas-chave do Inbound Marketing: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Atrair: quando você cria conteúdos você gera autoridade sobre o assunto. Isso quer dizer, que as pessoas passarão a olhar para sua marca ou negócio de um jeito totalmente diferente. Quer um exemplo?

Vamos supor que eu me chame João e tenha uma loja online de cervejas artesanais. Para me aproximar do meu público-alvo, estabelecer a minha marca e me tornar referência no segmento, eu faço um vídeo como: cinco dicas de pratos rápidos para acompanhar aquela cerveja do final de semana. Nesse vídeo, que vou postar nas redes sociais da minha marca, o foco não está necessariamente em divulgar minha empresa, mas sim em entregar informações relevantes para as pessoas que se interessam pelo assunto, fazendo com que elas me encontrem com mais facilidade.  

Agora, de nada adianta que essas pessoas passem pelo meu conteúdo sem que eu saiba quem elas são, certo? Por isso, chegamos à próxima etapa do Inbound Marketing: converter.

Converter: além dessas cinco dicas de pratos rápidos que estão no vídeo, eu passei um bom tempo escrevendo um guia completo sobre as melhores cervejas artesanais do Brasil. E nesse material expliquei como você pode identificar uma cerveja de qualidade e também incluí pratos mais elaborados.

Um conteúdo super específico, né? Acredito que é esse tipo de material que meu cliente vai querer consumir.

De volta ao vídeo, agora eu posso oferecer esse material super bacana em troca de algumas informações deste visitante, como o e-mail por exemplo. Para baixar esse material basta ele clicar no link da descrição e colocar o seu contato para garantir o seu e-book. Simples assim! A partir do momento que esse visitante deixa um dado em troca de algum material ele se torna um Lead.

  • O Lead é uma pessoa que já demonstrou interesse no seu produto, já se converteu em seus materiais e está interessado no que você tem para dizer.  Porém, esse Lead nem sempre está no momento decisivo de compra, por isso é tão importante que você continue mandando novos conteúdos para criar um relacionamento com ele.

Relacionar: vamos dar um pulo para a vida real. Reflita sobre o que você faz para manter a conversa viva e se relacionar com seus amigos, seja numa festa ou pelo Whatsapp. Você aproveita o gancho de um assunto pra comentar outro tema ou contar algo novo que seja do seu interesse, não é mesmo? Isso é tão natural que nem pensamos em usar essa mesma lógica para falar com os nossos clientes, isto é, produzir conteúdos novos, oferecer aos Leads uma forma de se relacionar e fazê-lo avançar pela jornada de compra. Mas para dar certo, o conteúdo que ofertar deve ganhar complexidade e você se tornar cada vez mais vendedor. Assim, o Lead aos poucos vai se aproximar do produto ou serviço que você vende e vai entender por que sua solução pode resolver o problema dele, e quando chegar esse momento, é hora de realizar a venda.

Vender: aí vem aquela pergunta: quando eu sei que esse Lead está pronto para comprar?

Tá, tem muitas formas de descobrir isso. Pode ser depois que o Lead faça um pedido de orçamento, visite a sua página de preço no site ou se converta em algum material específico do seu negócio; esse é o momento de fazer o contato com o Lead e mostrar que você pode resolver o problema dele.

No Inbound Marketing o processo de venda é feito de forma muito mais consultiva, pois você entende as necessidades do seu Lead e mostra como o seu produto pode ser a melhor solução para ele. Você lembra da loja do João que contei agora há pouco?

O João se tornou uma referência em cervejas artesanais e tem os melhores materiais para quem procura informações sobre o assunto. Ele atrai mais Leads, se relaciona com eles e vende mais. Agora que você já entendeu como funcionam essas quatro etapas chegou a hora de analisar que é tão importante como qualquer outra etapa que você já viu, pois garante que o seu negócio continue vendendo e venda ainda mais.

Analisar: com o Inbound é possível medir cada ação e avaliar o que está funcionando ou não para o seu negócio através de números, dados e relatórios. E hoje existem ferramentas digitais que reúnem todas essas informações para você tornar o seu trabalho muito mais inteligente e fácil.

Sabe tudo isso que vimos até aqui? É o que a galera do Marketing chama de Funil de Vendas: o processo de transformar visitantes em Leads, Leads em oportunidade e oportunidade em vendas. E você vai conseguir fazer isso de forma muito eficiente seguindo os cinco conceitos do Inbound Marketing que te mostramos neste Blog! Viu como assim fica muito mais fácil tomar as decisões certas? Agora chega de distribuir panfletos por aí!

Veja só, as empresas mais inovadoras do mercado como Endeavor, iFood e Sebrae, já usam o Inbound Marketing como estratégia de crescimento. Você vai arriscar ficar fora dessa?

Esperamos ter ajudado você a entender o que é o Inbound Marketing e o porquê essa metodologia é tão eficiente, e, o melhor, como aplicar na prática para aumentar suas vendas.

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