Categorias
Geral Marketing Conceito

Informação Linear e Informação Picada

A qualidade da informação é o fator mais importante em qualquer tipo de informação empresarial, ter uma informação linear é garantir a qualidade da informação.

A qualidade da informação é o fator mais importante em qualquer tipo de informação empresarial, ter uma informação linear é garantir a qualidade da informação.

Segundo o dicionário informação é um substantivo feminino que representa:

1. ato ou efeito de informar(-se); informe.

2. notícia, conhecimento, ciência.

Segundo o Wikipédia:

Informação é a resultante do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação no conhecimento do sistema que a recebe.

Na análise básica de conceitos é possível perceber que informação:

– Deve gerar conhecimento

– É gerada através de dados

– Deve impactar quem a recebe

No processo de gestão, o foco principal para gerar informação é processar dados, estes dados são considerados brutos quando não são manipulados ou processados.

Este processamento de dados é o ponto chave da matéria.

Quando falo sobre informação linear e informação picada, estou falando da forma como o processamento dos dados é realizado.

Vamos definir então a diferença entre informação linear e informação picada.

Informação Picada

Informação Picada é toda informação que não tem uma sequência direta, clara e objetiva. Que não respeita um direcionamento contínuo e constante.

É uma informação que em geral não tem um controle de tempo/espaço adequado, ou seja, pode estar sendo processada sem análise de tempo, sem análise de espaço(local, endereço).

As empresas muitas vezes utilizam o conceito de tempo/espaço porém de forma ineficaz, por exemplo:

– O processamento da informação gera resultados anuais, porém a tomada de decisão nos processos operacionais é semestral.

– A informação é gerada em espaços muito diferentes em sua segmentação, ou seja, é como analisar a periferia e o centro de uma cidade de maneira igual.

A informação é considerada picada também quando é analisada de forma isolada.

Informação Linear

Informação Linear é toda informação que é direta, simples e sem desvios. Para isso é necessário que ela seja utilizada de forma correta dentro do conceito tempo/espaço.

No marketing ela se refere principalmente a forma como os dados são coletados, manipulados e organizados.

Para que seja feita de forma eficiente é necessário que:

– Os dados são coletados e processados de forma equivalente a tomada de decisão empresarial no mercado

– A organização dos dados deve respeitar os limites do tempo/espaço referente ao mercado em que a empresa atualizados

– A informação deve gerar conhecimento e impactar o recebedor da mensagem

A utilização do conceito de informação linear pode ser utilizada em todos os processos de gestão empresarial.

Lembro que informação é a compilação correta dos dados. E deve ser de qualidade.

A qualidade da informação está diretamente ligada a forma como os dados são coletados na base, a coleta de dados pelos processos operacionais devem ser monitorados e analisados constantemente.

É muito comum os colaboradores alterarem os dados coletados para alterar a informação gerada.

Manter controles internos de auditorias é fundamental para evitar este tipo de problema.

Uma empresa que não faz uma auditoria dos seus processos operacionais está sempre a mercê do temperamento comportamental do colaborador.

Uma resposta em “Informação Linear e Informação Picada”

Deixe uma resposta para E se os Dados Falassem – Marketing in Content Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *