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A Morte dos 4Ps

Fazer marketing é entender que muitos conceitos não funcionam mais, a morte dos 4Ps sempre foi algo inevitável.

Fazer marketing é entender que muitos conceitos não funcionam mais, a morte dos 4Ps sempre foi algo inevitável.

Vamos detalhar melhor, iniciando com a estrutura principal que regeu o marketing nos últimos 20 anos, os famosos 4Ps, quem diria, eu um grande entusiasta desta metodologia, hoje analiso friamente e vejo que foram importantes para construir uma sociedade e mercado conscientes, porém a capacidade tecnológica da população aumentou em uma velocidade que estes conceitos caem por terra quando utilizamos de novas ferramentas para construir um mercado.

O Produto

Muitas vezes foi considerado fator primordial neste mecanismo, sendo até priorizado para melhores lucros hoje não tem a mesma força, produtos são copiados e a China mostrou ao mundo que não precisa de criadores e sim copiadores, e o mundo lhe devolveu dinheiro mostrando a todos que nomes e marcas são irrelevantes para a maioria da população mundial.

O produto em si é a própria necessidade do mundo, o sexo por exemplo, é um produto?, é um serviço?, não, é uma necessidade, de quem?, da sociedade, que busca através disso se libertar da vida real.  

Produtos não existem mais, existem necessidades a serem descobertas conforme a demanda da sociedade.

A Praça

Quantos profissionais que ainda não entendem que esse composto caiu por completo.

Segundo nossos Papas do Marketing, Praça é qualquer mercado que tenha uma necessidade latente de seu produto e sua distribuição para o mesmo, porém, eu pergunto quem faz a necessidade latente? A publicidade!

Então, vamos contar somente o fator distribuição, pois se crio a necessidade posso criar em qualquer lugar que queira distribuir, porém, a distribuição num mercado mundial toma proporções inimagináveis, e mesmo analisando num mercado local, existem pessoas que vendem roupas e produtos na casa das outras, elas determinam a sua praça e sua capacidade de atuação,  porém e se o cliente for até ela? e se ele comprar pelo correio? e se for seu amigo você vai cobrar distribuição ou vai dar desconto?

Não se analisa mais o composto praça, e sim quanto vou cobrar para cada cliente conforme o custo gerado por ele e minha capacidade de interação com o mesmo, para forçar um preço maior e manter a margem de lucro.

O Preço

É um dos mais questionáveis, pois se tenho a capacidade de criar a necessidade, posso vender qualquer coisa, a qualquer preço.

Mas ele é um composto que vai determinar minha velocidade de entrada no mercado e etc…, tem certeza?

Vamos analisar, o mercado de alto luxo, se compra o que quer, quando quer, quanto quer, a qualquer hora.

Esse composto é na verdade uma pura determinação da sua capacidade de mostrar ao consumidor o quanto vale a sua necessidade por um produto ou serviço.

Querem um exemplo, Case Havaianas, quem diria à 20 anos atrás que aquele chinelo de borracha seria tão “fashion”.

O Último P

Uma última esperança vive para o marketing, pois a morte do ultimo “P” se mostrou na verdade o grande fator de compreensão sobre qual o único, eficaz, influente e vital composto do marketing.

Promoção, que venho aqui sintetizar como Comunicação, sem ela o marketing não existe e será detalhada em breve, na próxima matéria “Marketing é Comunicação!”.

Veja também o meu programa #mktdiário sobre A Morte dos 4 Ps

Rodolfo G. Daniels Junior – CEO Pensar Estratégia

CEO Pensar Estratégia | Palestrante | Analista de Inteligência de Mercado | Especialista em Atendimento | Desenvolvedor de Processos e Métricas | Pesquisador e Project Planning Man

Criador dos pensamentos, “Composto Comunicação” e “ Marketing Livre”, que desenvolvem o marketing através da utilização de comunicação especializada em todos os ambientes e ferramentas do marketing.

Imagem Capa de Joseph Mucira por Pixabay 

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