Categorias
Geral Marketing Conceito

Comunicação, o único composto do Marketing

Realizar uma comunicação de alguma forma, receber feedbacks ou “comunicação retorno”, analisar, reformular, e estabelecer uma nova comunicação, este principio é o marketing, pois em sua essência e em todos os níveis Marketing é comunicação.

Realizar uma comunicação de alguma forma, receber feedbacks ou “comunicação retorno”, analisar, reformular, e estabelecer uma nova comunicação, este principio é o marketing, pois em sua essência e em todos os níveis Marketing é comunicação.

“O marketing de hoje deve ser entendido como uma forma de entender o cliente e satisfazer as suas necessidades e desejos. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar o seu valor de volta.”

(KOTLER & ARMSTRONG, 2007: 4)

“Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” Segundo Philip Kotler

Marketing, segundo Kotler (2011, p. 32)

Uma forma de se comunicar com qualidade é a forma principal de atuação do marketing, sistematicamente ele trabalha em todos os níveis com informação recebida, analisada e retransmitida, quando se fala em “entender o cliente, satisfazer sua necessidade e construir relacionamento” estamos falando de uma comunicação existente entre dois agentes na sociedade. Um que fornece e outro que recebe, pura e simples racionalidade, só peço que usem a razão e analisem friamente, os dois conceitos acima estão pautados na comunicação.

“Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais”, a base para se estabelecer relações sociais é uma comunicação de qualidade.

À partir do momento que tenho comunicação de qualidade, posso destacar minhas qualidades sejam como prestador de serviço ou venda de produto, e caso exista necessidade crio situações onde minha capacidade de comunicação seja suficiente para valorizar esta criação.

“Promoção: O marketing moderno é muito mais do que apenas criar bons produtos e disponibilizá-los ao mercado consumidor, é indispensável neste processo a comunicação com os clientes”

(KOTLER e KELLER, 2006)

O ultimo “P” a Publicidade ou Promoção, é o único composto que é trabalhado no marketing, pois não existe nenhum outro sem ele, a capacidade de se “promover” coloca novamente a questão da comunicação de qualidade como chave principal deste composto.

A comunicação é o único composto pois somente ela é capaz de atuar em todas os processos do marketing.

Ele define a comunicação com o cliente, o detalhe que muitos esquecem é: quem são os clientes, não seriam também meus colegas de trabalho, ou prospects que nunca compraram, ou ate mesmo o porteiro do seu prédio. O correto é não avaliar somente o cliente comprador ou prospect, mas o cliente receptor e transformador de informação como um todo, uma comunicação de qualidade gera feedbacks ou “comunicação retorno” a todo momento.

Muitos confundem ferramentas com marketing, um gestor de marketing digital é um grande analítico de informações, que são coletadas em apenas “uma” das diversas mídias e formas existentes de comunicação, ele coleta, analisa, localiza necessidade e cria uma “comunicação” que seja eficiente.

O único composto do marketing é a comunicação, não existe preço sem comunicação, não existe praça sem comunicação, não existe produto sem comunicação, não existe marketing sem comunicação e não existe vida sem comunicação.

Marketing é comunicação, pura é simplesmente, não existe mais composto a ser definido, produto a ser criado, praça a ser analisada ou preço a ser trabalhado, existe a comunicação entre sua empresa e seu cliente, se ela é de qualidade, você sabe qual produto ele quer, onde ele vai comprar e o preço que ele aceita pagar.

Rodolfo G. Daniels Junior – CEO Pensar Estratégia

CEO Pensar Estratégia | Palestrante | Analista de Inteligência de Mercado | Especialista em Atendimento | Desenvolvedor de Processos e Métricas | Pesquisador e Project Planning Man

Criador dos pensamentos, “Composto Comunicação” e “ Marketing Livre”, que desenvolvem o marketing através da utilização de comunicação especializada em todos os ambientes e ferramentas do marketing.

Imagem Capa de Free-Photos por Pixabay 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing
http://www.mundoeducacao.com/sociologia/processos-sociais.htm
http://www.santangelo.adm.br/artigo/6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *