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O Marketing é Dinâmico!

Neste ano de 2022 ocorreu uma importante mudança no marketing digital a alteração das prioridades na forma de construção do conteúdo. Confira na matéria!

O marketing nasceu da necessidade de analisar o comportamento da sociedade em relação aos produtos oferecidos a ela.

Não vou entrar na “polêmica” de quando nasceu o marketing, existem diversas teorias, eu acredito que o marketing é o estudo da sociedade e ele já era realizado desde os tempos bíblicos, porém não é o foco.

A mudança dos conceitos sobre a atuação do marketing ocasionou uma mudança da forma de encaixar o marketing na estrutura das organizações.

Hoje o marketing atua em todas as áreas, sendo a comunicação ou o “P” publicidade, a principal forma de atuar no comportamento da sociedade dentro das organizações e fora dela.

Neste ano de 2022 ocorreu uma importante mudança no marketing digital a alteração das prioridades na forma de construção do conteúdo.

Vamos analisar como a dinâmica do marketing se alterou durante a pandemia.

A necessidade de interação social se fortaleceu nas redes sociais, a busca por novas formas de captar renda forçou diversas pessoas a entrarem nas redes sociais para venderem seus produtos já que as lojas físicas estavam fechadas.

  • O dito usuário comum virou influenciador digital e sua atuação foi direcionada pela forma e necessidade de divulgar seus produtos e serviços.

Uma nova forma de serviços se mostrou necessária, o serviço pessoal, individualizado, direcionado por aplicativos de comunicação social e ferramentas de comunicação ao vivo.

O usuário, os influenciadores e as grandes corporações, tem a mesma igualdade de comunicação digital, o que colocou todos eles na mesma escala de criação e produção de conteúdo.

A forma de criar conteúdo se popularizou, em 2017 eu já havia dito que a facilidade de criação de conteúdo via Tik Tok, iría transformar a ferramenta em uma das maiores redes sociais do mundo, dito e feito.

Com estas mudanças e o aumento desproporcional de conteúdo sendo divulgado de forma aleatória nas redes gerou a necessidade das pessoas filtrarem o conteúdo de forma mais rápida, pois a quantidade de informação disponível se tornou infinitamente maior.

E neste momento que a dinâmica do marketing se mostra presente nos conceitos percebidos, desenvolvidos e direcionados pela sociedade.

O dito “conteúdo” ficou irrelevante, as pessoas não querem mais perder tempo lendo e estudando, a informação deve ser dinâmica e o conhecimento que vem dela rápido e eficiente.

O “título” já tinha grande força na construção de um conteúdo orgânico e se tornou mais relevante pois serve como gatilho de decisão para aceitação do conteúdo nos primeiros 3 segundo de percepção das informações.

E o “tema” virou a bola da vez, o tema hoje é o grande direcionador de conteúdo, não estou falando de forma de comunicação já que um tema pode ser adaptado a diversas formas de conteúdo, por exemplo, o mesmo tema pode ser apresentado de forma técnica, conceitual e ou descontraída.

  • Sendo que o título e o tema se complementam e conversam entre sí.

A partir disso a perspectiva da sociedade em relação a conteúdo e a recepção das informações contidas no conteúdo também mudaram.

Porque? Com a pandemia a sociedade ficou dona da opinião nas redes sociais, debates ideológicos e conceituais se tornaram frequentes, porém o entretenimento ganhou força como forma de escape de uma sociedade dita “conhecedora” de qualquer assunto, estando escondida atrás de um perfil e ou uma imagem social.

As lives de músicas se tornaram frequentes, os criadores de memes se multiplicaram e as “trends” se tornaram o ponto de partida para a construção de um novo conteúdo digital, sendo divulgado através dos perfis digitais, sejam eles pessoais, profissionais ou empresariais.

A velocidade das mudanças comportamentais na sociedade se deve ao avanço da tecnologia e principalmente às novas opções de comunicação e interação social.

Mostrando a todos nós que a dinâmica do marketing não é inventada, ela nasce, cresce e se desenvolve na própria sociedade.

O Orkut iniciou este processo e o Tik Tok veio para fechar este ciclo de ferramentas de interação social. Um novo ciclo se aproxima com a chegada da WEB3 que vem com um conceito simples uma web aberta, descentralizada e transparente, movida a blockchain e inteligência artificial.

Novas ferramentas de comunicação social já estão surgindo com a WEB3, como a “Status” que vem parear o Whatsapp e a “District” que vem bater as portas do Facebook.

Um novo ciclo se inciará em breve, e a sua força digital será valida se não estiver amarrada a somente uma ferramenta ou plataforma.

Cada vez mais a necessidade da construção do conteúdo em multi-plataformas se torna obrigatória e necessária para garantir uma disseminação abrangente do conteúdo.

E porque o marketing é dinâmico, já que este é o título da matéria.

O estudo da palavra já diz tudo, “dinâmica”, que se modifica continuamente, que evolui, que pressupõe movimento, mudança. Relativa aos movimentos e as forças nela envolvidas.

Por isso que decretei o “Fim da Era Kotler” e a “Morte dos 4Ps” em 2018, em duas matérias conceituais.

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