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O Marketing a Tecnologia e o Varejo do Futuro!

A nova formulação do Marketing aliado a Tecnologia está a expandir a forma de pensar do Varejo atual, como a Inteligência Artificial pode alterar os conceitos tradicionais do Varejo?

A nova formulação do Marketing aliado a Tecnologia está a expandir a forma de pensar do Varejo atual, como a Inteligência Artificial pode alterar os conceitos tradicionais do Varejo?

A nova formulação da tecnologia baseada na computação cognitiva e na inteligência artificial vai mudar radicalmente a forma de pensar o varejo do futuro. Esta matéria vem trazer raciocínio lógico sobre a capacidade absurda de oportunidades que o mercado de varejo vai enfrentar nos próximos anos.

Vamos pensar de maneira simples inicialmente, a definição da palavra “Varejo”:

“Segundo Kotler (2000, p. 540), todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais são definidas como varejo.”

Ainda utilizando esta referência temos:

“No marketing da venda a varejo (retalho) existem várias características específicas de grande importância, como o atendimento, a exposição (visual merchandising), o ponto comercial (geomarketing) e outras.”

A vinda da internet e a possibilidade das pessoas terem mais acessos a informação, aumentou a exposição das marcas favorecendo para que as pessoas buscassem comprar seus produtos diretamente do fabricante.

Porém a venda do fabricante através das lojas virtuais não é também uma venda direta ao consumidor final?

Esta venda direta ao consumidor final através da internet mudou o conceito de marketing do varejo na prática, que era exclusivamente focado no mundo físico.

Essa mudança diminuiu o papel do intermediário e a força do atacado no resultado das empresas, algumas se protegem impedindo a venda ao consumidor final, o que é um erro, já que no futuro existirão concorrentes que derrubarão está regra.

Mas como a Inteligência Artificial vai alterar a formulação do planejamento estratégico do varejo físico?

Ela pode alterar o resultado das empresas sendo utilizada com maestria pelo marketing para poder diminuir custos, trazer estimativa de cenários reais e facilitar o controle de estoque.

Trabalhei no TGI Fridays Brasil em 2017, como garçom, e analisando conceitos e teorias neste segmento de Bar/restaurante, observei diversas oportunidades de melhoria, já que aprendo muito sobre gestão empresarial durante o trabalho.

Vamos imaginar possibilidades para uma cadeia de restaurantes:

– Utilizar um sistema de Inteligência Artificial para analisar as variáveis existentes entre o número de pessoas que entra no restaurante e as visualizações e busca da empresa na internet, até que ponto uma previsão mais exata do número de convidados pode diminuir o custo de estoque e perda de comida.

– Utilizar um sistema de Inteligência Artificial como o Watson da IBM por exemplo, onde o convidado manda um twitter para o sistema solicitando qual o restaurante mais próximo e recebe não só o endereço, mas sugestão de pratos, um cupom desconto caso de um RT divulgando a marca.

– Utilizar um sistema de Inteligência Artificial para analisar quem fez chekings nos restaurantes da marca pelo mundo, analisando se eles realizam viagens com frequência enviando cupons desconto para ser utilizado em outros países, ganhando pratos especiais, etc…

– Utilizar um sistema de Inteligência Artificial para analisar o perfil dos convidados que entram na casa, onde ele possa instruir via ponto eletrônico o garçom no atendimento, sugerindo pratos e orientando o trabalho de atendimento.

– A Inteligência Artificial pode ser implantada na cozinha, avaliando o consumo diário de produtos, água, luz, etc…e avaliando possibilidades de melhoria, pode também orientar o garçom avisando o garçom sobre tempo de espera e saída dos pratos.

– Desenvolver um aplicativo que ao ser baixado, o convidado pode reservar mesas em qualquer loja física do mundo, informar pratos ou modos de preparo específicos, mantenha um CHAT VIRTUAL para todos os convidados do mundo, etc…

Ou seja, as possibilidades de utilização do Marketing e da Tecnologia no mundo do Varejo atual é algo inevitável.

A retração que o mercado sofreu nos últimos anos só comprova a teoria de que o Varejo atual necessita se modernizar, buscar opções para evolução imediata.

A inteligência Artificial aliada aos novos conceitos do marketing de varejo serão fundamentais para construção de resultados de qualidade e constantes no mercado.

Rodolfo Garcia Daniels Jr – CEO da Pensar Estratégia

“Acredito na mudança do marketing, no Marketing Livre, na morte dos 4Ps, e no Fim da Era Kotler, acredito que o Composto Comunicação seja o único composto real existente no marketing, o marketing é a sociedade, e a comunicação é sua única forma de interação.

CEO Pensar Estratégia | Palestrante | Analista de Inteligência de Mercado | Especialista em Atendimento | Desenvolvedor de Processos e Métricas | Pesquisador e Project Planning Man

Criador dos pensamentos, “Composto Comunicação” e “ Marketing Livre”, que desenvolvem o marketing através da utilização de comunicação especializada em todos os ambientes e ferramentas do marketing.

obs: Imagem capa de Anastasia Gepp por Pixabay 

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